© 1967-2019 por Associação dos Ex-Alunos do Instituto Mauá de Tecnologia. CNPJ 53.722.732/0001-51 . Rua Pedro de Toledo 1071 . (11) 5088-0818

7º Prêmio AEXAM Barão de Mauá

 

A Associação dos Ex-Alunos do Instituto Mauá de Tecnologia promoverá em

07 de Novembro de 2015, na Associação de Magistrados de São Paulo,

em São Paulo a entrega do 7º Prêmio AEXAM BARÃO DE MAUÁ.

O evento tem como objetivo valorizar os profissionais que mais se destacaram

em seus segmentos, que façam parte da Comunidade MAUÁ, e

cujos esforços fundamentam e estimulam a evolução e o crescimento

da sociedade, além de viabilizar networking entre os participantes, aumentar

a visibilidade de produtos e serviços dentro da comunidade Mauá, promover

histórias de sucesso e muito mais antes, durante e após o evento.

 

Cordialmente,

Engº Fabiano Sannino

Presidente

Gestão 2014-2016

 

Origem do Prêmio

Barão de Mauá: exemplo de empresário brasileiro

 

LABOR INPROBUS OMNIA VINCIT: em latim, “O TRABALHO HONRADO SUPERA TODOS OS OBSTÁCULOS”. Esta frase resumiria toda a vida deste homem, quando escrita na placa com a qual Dom Pedro II condecorou-o com o título de Barão de Mauá.

Industrial, empresário, banqueiro, político e diplomata, pioneiro em inúmeras obras no campo dos Serviços Públicos no Brasil: responsável pela criação das primeiras linhas férreas e rodovias  pavimentadas, os primeiros sistemas de iluminação pública a gás e de telecomunicação inter-continental.

Contribuiu enormemente para a criação do sistema bancário brasileiro com a fundação do Banco Mauá, com filiais em capitais brasileiras e em Londres, Nova York, Buenos Aires e Montevidéu; e em meados do século passado, era dono de 10 das 12 maiores empresas brasileiras, sendo as outras duas estatais.

Irineu Evangelista de Souza (1813-1889), o Visconde ou Barão de Mauá, nasceu no município de Arroio Grande (*), então distrito de Jaguarão, estado do Rio Grande do Sul - modelo de determinação, probidade, pioneirismo e empreendedorismo brasileiro - é o homem cujo título e trajetória inspirou a AEXAM a reconhecer personalidades mauaenses através de uma premiação inédita.

O evento tem como objetivo valorizar os profissionais que mais se destacaram em seus segmentos, que façam parte da Comunidade MAUÁ, e cujos esforços fundamentam e estimulam a evolução e o crescimento da sociedade, além de viabilizar networking entre os participantes, aumentar a visibilidade de produtos e serviços dentro da comunidade Mauá, promover histórias de sucesso e muito mais antes, durante e após o evento.