Globalização, Mudanças tecnológicas, Clima e Energia, Competitividade; Esses são os cinco principais desafios da industria listados pela Comissão Europeia no começo de 2015.
Charles Darwin em sua obra The Origin of Species (1859), aborda e enfatiza a importância de diferenciais competitivos na preservação e evolução das especies.
Podemos facilmente extrapolar esse conceito evolucionista e aplica-lo a nossa sociedade atual, de forma a entendermos que a sociedade com maior adaptabilidade e vantagens competitivas tendem a prosperar em detrimento do perecimento de outras não tão evoluídas e/ou preparadas.
Em uma sociedade capitalista, a capacidade de geração de valor é fundamental para sobrevivência e prosperidade de uma nação.
A industria manufatureira tem papel fundamental no processo de geração de valor, conduzindo seus processos de transformação e agregação que sustentam a economia.
Desta forma, pode se concluir que o investimento em pesquisa e desenvolvimento voltados para a industria é um pilar de sustenção para a prosperidade de uma nação.
Esta conclusão me motiva a buscar e estudar os desafios enfrentados pela industria no Brasil, entender o porque estamos defasados em comparação a outras nações e quais os possíveis caminhos para reduzir esta defasagem e nos reposicionar no mercado global.
Você concorda com as questões listadas pela Comissão Européia como sendo os maiores desafios da industrial neste ano? Deixe seu comentário!
Forte abraço
Vlamir