© 1967-2019 por Associação dos Ex-Alunos do Instituto Mauá de Tecnologia. CNPJ 53.722.732/0001-51 . Rua Pedro de Toledo 1071 . (11) 5088-0818

PRÊMIO EUREKA 2015

 

 

 

 

Parceiros confirmados

- PRÊMIO EUREKA


Alunos do último ano do INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA possuem no currículo a matéria Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O objetivo desta matéria é preparar o formando para os desafios da carreira profissional, incentivando-o a assumir o desafio de criar um projeto, desenvolvê-lo e apresenta-lo para uma banca selecionada de professores.


O EUREKA é o evento anual onde alunos, professores, pais, profissionais e empresas tem a oportunidade de prestigiar os trabalhos de conclusão de curso do mais alto nível, completando assim o ciclo de aprendizado e preparando o formando para enfrentar os desafios do mercado.
A cada ano os representantes da AEXAM juntamente com professores e empresas parceiras, escolhem temas de grande relevância para o mercado e para o desenvolvimento social, incentivando assim os formandos a desenvolver projetos gerem um impacto positivo para a comunidade.
Os melhores trabalhos em cada tema são premiados em uma parceria entre AEXAM, Associações e Empresas Parceiras.

 

- HISTÓRIA


A disciplina “Trabalho de Conclusão de Curso”, naquela época chamada de “Trabalho de Graduação”, foi criada em 1970 na habilitação de Engenharia Elétrica. Nesta matéria os alunos deveriam criar protótipos de seus projetos para no final do ano demonstrar aos professores e pais em um evento que foi batizado como EUREKA. A ideia deu certo e o IMT resolveu em 1996 estender a matéria para as outras habilitações da Engenharia. Porém foi somente a partir do ano de 2000, após incluir a matéria na grade dos cursos de Administração e Design, que o EUREKA ganhou as proporções atuais onde os trabalhos dos diversos cursos começaram a ser apresentados de forma integrada, e transformando o EUREKA em um evento reconhecido por empresas e até outras instituições de ensino.


Este ano o EUREKA conta com 146 trabalhos distribuídos nas Engenharias de Alimentos, Civil, Controle e Automação, Civil, Elétrica, Mecânica, Produção e Química, além dos cursos de Administração e Design. Devido ao alto nível dos trabalhos, grandes empresas, professores e alunos de outras instituições e até mesmo a mídia se interessam pelo EUREKA, que hoje conta com uma organização compatível com de grandes eventos, realizado em um ambiente preparado com estandes, espaço para networking e patrocínio de empresas parceiras.

 

- OBJETIVOS


O objetivo primário do premio EUREKA é estimular a integração entre alunos, acadêmicos e empresas em um evento que se assemelha aos desafios profissionais que os recém-formados enfrentarão no mercado de trabalho.
Com o alto nível dos trabalhos, o EUREKA também se tornou uma fábrica de boas ideias, um estímulo ao empreendedorismo, uma fonte de estudos relevantes e até uma oportunidade de recrutamento de talentos.

- PERFIL DOS VISITANTES

 

EUREKA 2014
6.054 visitantes
2.018 visitantes por dia
131 Projetos

 

- EUREKA NA MÍDIA


Nos últimos anos o evento EUREKA tem gerado mídia espontânea de qualidade em diversos meio das maiores redes de comunicação como GLOBO, BANDEIRANTES, RECORD, OLHAR DIGITAL e outros.

 

 

 

 

 

 

 


Outras publicações de eventos anteriores estão disponíveis para consulta no website do EUREKA através do link https://eureka.maua.br/divulgacao.php#videos

- Prêmios AEXAM EUREKA 2015


Este ano o EUREKA ocorrerá nos dias 30/10, 31/10 e 01/11 das 14h às 20h no Campus do INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA localizado em São Caetano do Sul/SP. Durante estes três dias será apresentado um total de 146 trabalhos desenvolvidos pelos formandos dos seguintes cursos:
 Administração
 Design
 Engenharias de Alimentos,
 Engenharia Civil
 Engenharia de Controle e Automação
 Engenharia Elétrica e Eletrônica
 Engenharia Mecânica

 Engenharia de Produção
 Engenharia Química


Os temas gerais da premiação de 2015 são:


 Sustentabilidade
 Desenvolvimento Tecnológico
 Benefício Social

 

 

- A AEXAM NO EUREKA


A AEXAM, associação dos ex-alunos do IMT, desenvolve um trabalho de integração dos alunos, professores e empresas para o desenvolvimento dos trabalhos e realização do EUREKA, além de estabelecer as parcerias para promoção dos prêmios e suporte durante o evento.

Este ano de forma inédita, a AEXAM em parceria com o IMT oferecerá um espaço exclusivo para estimular a interação e networking entre os formandos, professores, empresas e visitantes do EUREKA.

 

- OPORTUNIDADES


O EUREKA é uma ótima oportunidade de aproximar o ambiente acadêmico do mercado de trabalho.
Para o formando, a oportunidade de desenvolver habilidades além das técnicas aprendidas durante o curso regular. Também é uma oportunidade de verificar a aceitabilidade de seus projetos pelo mercado e por empresas do setor, além de realizar contatos com empresas de interesse.
Para a empresa, o acesso a talentos, acadêmicos e projetos de interesse econômico, desenvolvido por profissionais de uma das mais conceituadas instituições de ensino, gerando um potencial de incentivo a inovação e possibilidade de recrutamento de alta qualidade, gerando também uma exposição da marca para as futuras gerações de profissionais da área, além do potencial de exposição na mídia.
A cada ano os temas do prêmio são atualizados para que estejam alinhados com as tendências e necessidades do mercado. Os temas para o EUREKA 2016 serão definidos até outubro de 2015. Os parceiros que apoiarem o EUREKA 2015 podem colaborar na definição dos temas do próximo ano, para que assim sejam desenvolvidos projetos que estejam dentro do interesse dos parceiros.

 
Notícias & publicações

Alunos do Instituto Mauá de Tecnologia constroem mini satélite para pesquisas espaciais

Alunos do Instituto Mauá de Tecnologia desenvolvem e testam roda automotiva de fibra de carbono

 

Para mais informações entre em contato, estamos a disposição.

 

 

‹

Conecte-se conosco

TEL:

(11) 5088-0818/17

 

E‹MAIL:

premioeureka@aexam.com.br

SIGA-NOS:

  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Google+ Social Icon
Dúvidas, sugestões e comentários. Entre em contaco conosco