© 1967-2019 por Associação dos Ex-Alunos do Instituto Mauá de Tecnologia. CNPJ 53.722.732/0001-51 . Rua Pedro de Toledo 1071 . (11) 5088-0818

Custo Brasil

 

“Custo Brasil” é um termo cunhado para identificar o conjunto de fatores que comprometem a competitividade e a eficiência da indústria nacional. Os fatores são de origens e consequências das mais diversas, por exemplo mas não se limitando à praticas de corrupção nos mais diversos níveis, processos demasiadamente burocráticos junto ao poder público, juros e spreads acima da média mundial, carga tributária e alta complexidade da legislação, infraestrutura deficitária e insegurança jurídica. 

Um bom resumo do que isso realmente significa esta no ranking publicado pelo World Bank Group que ranqueia 189 paises quanto a facilidade de fazer negócios, onde o Brasil ocupa atualmente (2015) a pífia posição de 120º, atrás de países como Uruguai (82º), Chile (41º), Paraguai (92º), Peru (35º) e Colombia(34º), não seria hora de visitarmos nosso vizinhos da América do Sul e entender, segundo a pesquisa, porque no Uruguai o empresário consegue crédito na metade do tempo que conseguimos no Brasil, porque o Chile consegue ser 3x mais eficiente em gestão de energia, porque o Paraguai tem 4x mais confiança na segurança jurídica, Peru tem menos da metade de nossas taxas e a Colombia consegue resolver problemas de insolvência na metade do tempo? 

Grande parte desses índices são decorrentes de decisões governamentais, no Brasil o regime democrático nos permite a escolha das pessoas que direta ou indiretamente influenciam nestas decisões e de certa forma nos permitem participar dos órgãos de classe e organizações que contribuem para estas decisões. 

Como fazer um Brasil melhor? Comece entendo quais são seus problemas, estudando e buscando soluções! 

Forte abraço 
Vlamir